Alimentação saudável

 Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de foma equilibrada. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes. Mas então, o que é alimentação saudável?

O que é alimentação saudável

Alimentação saudável contém:

Os macronutrientes, que são os carboidratos (pães, massas e batatas, entre outros), gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, entre outros).E também os micronutrientes, que são as vitaminas e minerais, presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros.


Além disso, contém fibras, parte não digerível do alimento vegetal, a qual resiste à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Elas também são essenciais para a alimentação saudável e estão presentes nos alimentos integrais, nas frutas e verduras.

Uma alimentação composta por estes nutrientes de forma equilibrada costuma ser bem variada, não tem exageros e não segue nenhum tipo de modismo.


Dicas para ter uma alimentação saudável

  • Não fique sem comer
  • Procure sentir prazer em comer (coma o que gosta!)
  • Priorize alimentos naturais
  • Substitua alimentos não tão saudáveis
  • Coma sem pressa
  • Não coma realizando outras atividades
  • Estabeleça metas semanais
  • Seja persistente
  • Beba bastante água
  • Introduza frutas no cardápio
  • Combine alimentos
  • Faça de 5 a 6 refeições por dia
  • Mastigue bem



UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DO GRANDE NÚMERO DE PESSOAS ACIMA DO PESO É A INGESTÃO EXCESSIVA DE ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS

Uma alimentação balanceada é essencial para o bom funcionamento do corpo humano.

REVOLUCIONE A SUA FORMA DE SE ALIMENTAR, TRAZENDO MAIS SAÚDE PARA A SUA VIDA, E TAMBÉM EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL E ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, CONHECENDO A DIETA LOW CARB (BAIXO CARBOIDRATO)! ELA FUNCIONA!


O que é a dieta low carb? O raciocínio é o de tirar as maiores fontes de calorias do prato. E os carboidratos são os macronutrientes que mais consumimos todos os dias. No final das contas, a low carb favorece o emagrecimento porque diminui a quantidade e melhora a qualidade dos carboidratos ingeridos.


Como funciona a dieta low carb.

Em uma alimentação regular, entre 50 e 60% das calorias diárias vêm dos carboidratos. Na dieta low carb, são 40% ou menos. A regra é priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados. Esse segundo grupo é o mais ligado ao ganho de peso. 

Se há exagero, especialmente no consumo dos refinados, a energia extra fornecida pela glicose é armazenada pelo corpo em forma de células de gordura. Como são despidos de fibras e outros nutrientes, a digestão deles é mais fácil, e a glicose é liberada rapidamente na corrente sanguínea. Esses picos favorecem o acúmulo de gordura. Além dos carboidratos corretos, gorduras e proteínas entram na conta. Os valores variam individualmente, mas geralmente a gordura responde por 30% da ingestão calórica diária e as proteínas pelos cerca de 30% restantes, dependendo da quantidade de carboidratos inclusa no plano. Para esses dois macronutrientes, valem as recomendações para a população geral: preferir carnes magras, incluir proteínas vegetais e fontes de gorduras boas, assim como reduzir as saturadas.



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem